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O recorde de usuários online foi de 71 em Ter Mar 09, 2021 5:23 pm
Pascal Básico
2 participantes
Gamers Maniacos :: Geral :: Programação :: Pascal
Página 1 de 1
Pascal Básico
O Delphi e o Lazarus usam em sua base as estruturas da lingua linguagem Pascal, vamos ver os conceitos básicos desta linguagem de programação.
Palavras Reservadas
Em toda linguagem de programação as palavras que fazem parte do seu vocabulário como: While, For , var, private, public, uses etc. não devem ser usadas em nomes de variáveis, procedimentos e funções. O uso certamente acarretará em erros na execução do programa.
Operadores
São utilizados em operações entre variáveis ou setenças.
:= => Igual
+ => Soma
- => Subtração
* => Multiplicação
/ => Divisão
> => Maior que
< => Menor que
>= => Maior ou igual
<= => Menor ou igual
and => Operação and
or => Operação or
not => Operação not
Em programas, diferentemente da matemática tradicional, podemos usar esta expressão.
x := x + 10;
Neste caso ao valor de x será somado 10.
Delimitadores
Indicam início e fim de blocos de códigos ou de comentários.
Begin - Início de bloco de código.
end - Fim de bloco de código.
{ - Início de bloco e comentário.
} - Início de bloco e comentário.
// - Linha de comentários.
* Obrigatoriamente qualquer bloco com mais de um comando deve estar entre begin e end.
Separador
O fluxo de um programa segue numa seqüência de códigos de instrução, o final de uma linha de código tem que ser sinalizada com um ponto e vírgula, veja abaixo.
x := 100;
y := 200;
No primeiro comando o valor 100 é atribuído a variável x, antes do sinal de igual é obrigatório dois pontos, esta é a maneira ao qual o Pascal reconhece o sinal matemático "=" . O ponto e vírgula no final informa final de linha de código.
ESTRUTRAS DE CONTROLE
O fluxo de um programa pode ser desviado através das estruturas de controle, decisões são tomadas através de teste de condições.
IF
Exemplos.
IF com THEN
Begin Início do bloco de códigos
if a > 34 Se a for maior que 34
then então faça
y := y + 1; y igual a y mais 1
End; Fim do bloco de códigos
IF com THEN e ELSE
Begin Início do bloco de códigos
if a > 34 Se a for maior que 34
Then então faça
y := y + 1; y igual a y mais 1
Else senão faça
y := y + 10; y igual a y mais 10
End; Fim do bloco de códigos
IF dentro de IF
Begin Início do bloco de códigos
if a > 100 Se a maior que 100
Then então faça
Begin Início de um segundo bloco de códigos com if
if b < 200 Se b menor que 20
Then então faça
c := 100 c igual a 100 - não é obrigado colocar ponto e vírgula antes de end
End; Final do segundo bloco de código
End; Final do bloco de códigos principal
Obs. - Nunca se deve por vírgula antes de else, ex.:
If x > 100
Then
Begin
y := y + 1;
x := x + 20;
End Final de linha sem ponto e vírgula
else
y := y + 10
End;
CASE
Case x Of Se o valor da variável inteira x for
0 : y := 1; Zero, então y igual a um
1 : y := 10; Um, então y igual a dez
2 : y := 100; Dois, então y igual a cem
3 : y := 1000; Três, então y igual a mil
Else Não obrigatório
y := 0;
End;
WHILE
While x < 100 do Enquanto x menor que cem faça
Begin Início do bloco de instruções
y := y + x; y igual y + x
x := x + 1; x = x + 1
End;
REPEAT
Repeat Repita o bloco de códigos
Begin Início do bloco de instruções
y := y + x; y igual a y mais um
x := x + 1; x igual a x mais um
End; Final do bloco de instruções
Until x = 100; Até que x seja igual a cem (condição satisfeita)
Repare que na última linha (Until x = 100;) não possui dois pontos antes do sinal de igual, em setenças de comparações não se deve colocar os dois pontos, ex.
if y = 235
Then...
FOR
For x := 1 to 1000 do Repita o bloco (y := x + 1) em passos crescente de 1 até 1000
y := x + 1;
Outra forma For x := 1000 downto 200 do Repita o bloco em passos decrescente de 1000 até 200
y := x + 1;
PROCEDIMENTOS E FUNÇÔES
São módulos de progamas fechados e que podem receber ou enviar dados para o programa principal. Um programa eficaz deve ser dividido em módulos, esta prática permite uma análise mais simples do código e facilita o processo de aperfeiçoamento e manutenção. Funções são sub-programas capazes de retornar valores ao programa principal, procedimento são parecidos com funções e não retornam nenhum tipo de dado ou valor. Devem ser escritas dentro da área implementation.
Veja abaixo um exemplo de procedimento, a sua chamada faz com que um array de inteiros criado anteriormente tenha seus elementos zerados. .
var
Numeros : array[1..10] of integer;
.
.
.
implementation
procedure ClearArray();
var
cont : integer;
begin
for cont := 1 to 10 do
Numeros[cont] := 0;
end;
ClearArray é o seu nome, através do comando for todos os índices do array serão acessados sequencialmente e zerados, não há retorno de nenhum tipo de dado ao programa.
Em procedimentos pode ser implementada a passagem de parâmetros por referência. Ao invés de se enviar valores para o procedimento, deve ser enviado o endereço onde se encontra a variável. utiliza-se a palavra var na declaração do parâmetro.
procedure Quadrado( var x: real);
begin
x := x * x;
end;
A chamada desta procedure vai dobrar o valor da variável passada na sua chamada.
Iremos agora construir uma função em que o programa envia dois dados (parâmetros) e tem como retorno a média destes dois números.
function MediaNum( x : real ; y : real ) : real;
begin
MediaNum := ( x + y ) / 2;
end;
Na primeira linha MediaNum é o nome da função, duas variáveis reais são declaradas x e y, estas serão os parâmetros passados pelo programa, o tipo real após os dois pontos ( : ) define o valor retornado. Dentro do begin end, o nome da função recebe o cálculo da média.
Na chamada da função o valor calculado retorna no nome da função, ex:
var
Nota-01, Nota-02 , Media: real; Criação de três variáveis reais
.
.
.
implementation
Nota-01 := 8.5;
Nota-02 := 9.0;
Media := MediaNum(numero-01,numero-02); A variável Media recebe o valor da média das notas.
créditos:http://www.projetostecnologicos.com
Palavras Reservadas
Em toda linguagem de programação as palavras que fazem parte do seu vocabulário como: While, For , var, private, public, uses etc. não devem ser usadas em nomes de variáveis, procedimentos e funções. O uso certamente acarretará em erros na execução do programa.
Operadores
São utilizados em operações entre variáveis ou setenças.
:= => Igual
+ => Soma
- => Subtração
* => Multiplicação
/ => Divisão
> => Maior que
< => Menor que
>= => Maior ou igual
<= => Menor ou igual
and => Operação and
or => Operação or
not => Operação not
Em programas, diferentemente da matemática tradicional, podemos usar esta expressão.
x := x + 10;
Neste caso ao valor de x será somado 10.
Delimitadores
Indicam início e fim de blocos de códigos ou de comentários.
Begin - Início de bloco de código.
end - Fim de bloco de código.
{ - Início de bloco e comentário.
} - Início de bloco e comentário.
// - Linha de comentários.
* Obrigatoriamente qualquer bloco com mais de um comando deve estar entre begin e end.
Separador
O fluxo de um programa segue numa seqüência de códigos de instrução, o final de uma linha de código tem que ser sinalizada com um ponto e vírgula, veja abaixo.
x := 100;
y := 200;
No primeiro comando o valor 100 é atribuído a variável x, antes do sinal de igual é obrigatório dois pontos, esta é a maneira ao qual o Pascal reconhece o sinal matemático "=" . O ponto e vírgula no final informa final de linha de código.
ESTRUTRAS DE CONTROLE
O fluxo de um programa pode ser desviado através das estruturas de controle, decisões são tomadas através de teste de condições.
IF
Exemplos.
IF com THEN
Begin Início do bloco de códigos
if a > 34 Se a for maior que 34
then então faça
y := y + 1; y igual a y mais 1
End; Fim do bloco de códigos
IF com THEN e ELSE
Begin Início do bloco de códigos
if a > 34 Se a for maior que 34
Then então faça
y := y + 1; y igual a y mais 1
Else senão faça
y := y + 10; y igual a y mais 10
End; Fim do bloco de códigos
IF dentro de IF
Begin Início do bloco de códigos
if a > 100 Se a maior que 100
Then então faça
Begin Início de um segundo bloco de códigos com if
if b < 200 Se b menor que 20
Then então faça
c := 100 c igual a 100 - não é obrigado colocar ponto e vírgula antes de end
End; Final do segundo bloco de código
End; Final do bloco de códigos principal
Obs. - Nunca se deve por vírgula antes de else, ex.:
If x > 100
Then
Begin
y := y + 1;
x := x + 20;
End Final de linha sem ponto e vírgula
else
y := y + 10
End;
CASE
Case x Of Se o valor da variável inteira x for
0 : y := 1; Zero, então y igual a um
1 : y := 10; Um, então y igual a dez
2 : y := 100; Dois, então y igual a cem
3 : y := 1000; Três, então y igual a mil
Else Não obrigatório
y := 0;
End;
WHILE
While x < 100 do Enquanto x menor que cem faça
Begin Início do bloco de instruções
y := y + x; y igual y + x
x := x + 1; x = x + 1
End;
REPEAT
Repeat Repita o bloco de códigos
Begin Início do bloco de instruções
y := y + x; y igual a y mais um
x := x + 1; x igual a x mais um
End; Final do bloco de instruções
Until x = 100; Até que x seja igual a cem (condição satisfeita)
Repare que na última linha (Until x = 100;) não possui dois pontos antes do sinal de igual, em setenças de comparações não se deve colocar os dois pontos, ex.
if y = 235
Then...
FOR
For x := 1 to 1000 do Repita o bloco (y := x + 1) em passos crescente de 1 até 1000
y := x + 1;
Outra forma For x := 1000 downto 200 do Repita o bloco em passos decrescente de 1000 até 200
y := x + 1;
PROCEDIMENTOS E FUNÇÔES
São módulos de progamas fechados e que podem receber ou enviar dados para o programa principal. Um programa eficaz deve ser dividido em módulos, esta prática permite uma análise mais simples do código e facilita o processo de aperfeiçoamento e manutenção. Funções são sub-programas capazes de retornar valores ao programa principal, procedimento são parecidos com funções e não retornam nenhum tipo de dado ou valor. Devem ser escritas dentro da área implementation.
Veja abaixo um exemplo de procedimento, a sua chamada faz com que um array de inteiros criado anteriormente tenha seus elementos zerados. .
var
Numeros : array[1..10] of integer;
.
.
.
implementation
procedure ClearArray();
var
cont : integer;
begin
for cont := 1 to 10 do
Numeros[cont] := 0;
end;
ClearArray é o seu nome, através do comando for todos os índices do array serão acessados sequencialmente e zerados, não há retorno de nenhum tipo de dado ao programa.
Em procedimentos pode ser implementada a passagem de parâmetros por referência. Ao invés de se enviar valores para o procedimento, deve ser enviado o endereço onde se encontra a variável. utiliza-se a palavra var na declaração do parâmetro.
procedure Quadrado( var x: real);
begin
x := x * x;
end;
A chamada desta procedure vai dobrar o valor da variável passada na sua chamada.
Iremos agora construir uma função em que o programa envia dois dados (parâmetros) e tem como retorno a média destes dois números.
function MediaNum( x : real ; y : real ) : real;
begin
MediaNum := ( x + y ) / 2;
end;
Na primeira linha MediaNum é o nome da função, duas variáveis reais são declaradas x e y, estas serão os parâmetros passados pelo programa, o tipo real após os dois pontos ( : ) define o valor retornado. Dentro do begin end, o nome da função recebe o cálculo da média.
Na chamada da função o valor calculado retorna no nome da função, ex:
var
Nota-01, Nota-02 , Media: real; Criação de três variáveis reais
.
.
.
implementation
Nota-01 := 8.5;
Nota-02 := 9.0;
Media := MediaNum(numero-01,numero-02); A variável Media recebe o valor da média das notas.
créditos:http://www.projetostecnologicos.com
Re: Pascal Básico
Like! Ótimo conteúdo sobre Pascal... Mas ainda prefiro, Javascript e Php (em estudo), rsrs
LeoLinux- Admin
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Data de inscrição : 08/07/2012
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Re: Pascal Básico
Uhum..Thunder Games escreveu:valeu eu postei mais por que tem também aqui o 3D Game Builder né
LeoLinux- Admin
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Gamers Maniacos :: Geral :: Programação :: Pascal
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